+ DESIGN + STANDS

"A maioria das pessoas pensa que o design é uma simples decoração. Para mim, nada é mais importante no futuro do que o design. O design é a alma de tudo o que é criado pelo Homem". 
Steve Jobs

Pensando no que disse Jobs, que coincide totalmente com nossa mentalidade em quanto à Arquitetura (seja ela promocional, comercial, residencial, institucional),  vale uma reflexão quanto à qualidade do espaço arquitetônico que está sendo produzido nos mais variados âmbitos. Jobs é um dos empresários mais exitosos do mundo. Como no nosso caso específico lidamos predominantemente com Arquitetura promocional, cabe a pergunta: qual a real importância que algumas empresas dão ao design, aos projetos dos seus estandes nas feiras?
Já dissemos aqui que, muitas vezes, "mais é mais", parafraseando a Mies van der Rohe. Logicamente não nos referimos a excessos, mas sim a somar elementos de design e metodologias de projeto e execução que levem a um resultado arquitetônico ótimo. Projetar com a consciência de que o "desenho" sim é importante - tão importante quanto a função-programa, pois representa sua materialização - elaborar maquetes reais se necessário, indo mais além dos 3d, dedicar-se ao detalhamento, acompanhar a montagem com um Arquiteto, tudo isso é "mais" e faz do estande um elemento de maior e melhor destaque e qualidade.
Nesse sentido, a estandarização deve ser encarada com certa cautela. Considerar como únicas alternativas a pele de vidro ou o octanorm significa limitar a criatividade na concepção dos projetos de uma tipologia arquitetônica que por sua natureza já responde à várias restrições.
Se o objetivo é economizar, busquemos sim alternativas para os estandes: porque não pesquisar novos materiais, reproveitar alguns elementos, dar novas roupagens? É uma atitude além de econômica, ecológica. Porque não reduzir um pouco o valor dos espaços nas feiras e das taxas impostas aos expositores? Porque não estudar junto aos expositores projetos arrojados, inovadores e com verbas adequadas? De que serve um lote de 100m2 com um projeto pobre? Porque não, talvez, ter um estande um pouco menor, porém melhor? A busca pela boa qualidade depende de todos. É possível reduzir custos sem tolhir a criatividade de quem se dedica a criar espaços que comuniquem, que causem impacto, que apresentem de forma única as empresas ao público,  especializado ou não, gerando um maior incremento nos negócios.
"Um estande é uma obra peculiar, efêmera, construída com prazos muito curtos e com muitas restrições materiais. Ao mesmo tempo, se espera muito dele: que transmita efetivamente a imagem corporativa de uma empresa, que incremente as vendas, nascendo para exibir e exibir-se, para ser atravessado; seu destino é inexorável, e a abreviatura de sua montagem se compensa com a intensidade de sua presençaMontar um estande exige uma obsessão pela coerência do todo e a busca da perfeição em cada detalhe, através de um grande poder de síntese onde tudo deve estar conectado à estratégia de Marketing proposta pelo cliente. Não é sua a fatídica tarefa de perdurar, por isso tão pouco padece de caducidade, ostenta dinâmica e força e desde o momento em que é concebido, renuncia à eternidade.
Longe de ser um tema menor no universo das tipologias arquitetônicas, tem o privilégio de provocar um movimento incessante, desencadear desejos, oferecer-se e prometer, sua realidade é pragmática, estética e sobre tudo, comunicativa."
Tradução e adaptação de texto da Dra.Marta Zátonyi publicado no livro Stands . Artek 10 anos (setembro de 2001) editado por Kliczkowski Publisher.

'Think different' 

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Inauguramos 2 stands na OTC Brazil.
Aptomar, feito em parceria com  NPG Norwegian Promotion Group e Tesco, com Advent Firm. Riocentro, de 4 a 6 de outubro.